A Receita Federal paga nesta segunda-feira, 31 de agosto, o quarto e último lote regular de restituições do Imposto de Renda 2026. Ao todo, serão depositados R$ 1,24 bilhão para 521.935 contribuintes, na conta vinculada à chave Pix do tipo CPF informada na declaração. A consulta para saber quem foi incluído já está disponível.

Como consultar se a restituição foi liberada

O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, entrar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar minha restituição” e, depois, “Iniciar”. No formulário, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício de 2026.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets. O resultado indica se a declaração foi incluída no lote que será pago nesta segunda-feira.

Quem está entre os contribuintes deste lote

Do total previsto, R$ 704,12 milhões serão destinados a contribuintes com algum tipo de prioridade. A maior parcela é formada por 338.912 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram simultaneamente receber a restituição por Pix. Essa preferência agiliza o pagamento, mas não é uma prioridade prevista em lei.

  • 86.873 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 43.502 contribuintes sem prioridade;
  • 26.769 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 16.850 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 9.029 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Como o dinheiro será depositado

O crédito será feito na conta correspondente à chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. A transferência ocorre conforme os dados bancários registrados no documento entregue à Receita.

Se o depósito não puder ser concluído, como em casos de conta desativada, o dinheiro ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte poderá agendar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

Os telefones são 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para as demais localidades e 0800-729-0088, exclusivo para pessoas com deficiência auditiva. Depois de um ano sem resgate, será necessário solicitar o pagamento pelo Portal e-CAC.

O que fazer se o nome não aparecer

Como este é o último lote do calendário regular, quem não for contemplado deve verificar se há alguma pendência de malha fina na declaração entregue até 29 de maio. A situação pode ser consultada na plataforma “Meu Imposto de Renda”, pelo site ou aplicativo, com acesso por meio da conta gov.br.

Dentro do sistema, o contribuinte deve selecionar “Pendências de malha”. Também é recomendável consultar a “Caixa postal” no e-CAC para verificar se existe alguma comunicação enviada pela Receita.

Próximos passos para quem tem divergências

Se houver uma pendência, o contribuinte precisa identificar qual informação não coincide com os documentos apresentados e, se for necessário, enviar uma declaração retificadora. A correção deve ser baseada nos comprovantes disponíveis, e o pagamento poderá ocorrer em lotes posteriores.

Para quem receber, o crédito desta segunda-feira encerra o calendário regular de 2026. Para quem ficou fora, a prioridade passa a ser regularizar a declaração e acompanhar novas liberações, sem perder de vista o prazo de um ano para resgatar valores eventualmente disponibilizados no Banco do Brasil.

Impacto para a sociedade

O pagamento libera recursos para mais de meio milhão de contribuintes, que poderão usar o dinheiro para pagar contas, consumir ou reorganizar o orçamento. Quem não receber neste lote precisa verificar pendências na declaração, pois o calendário regular de restituições termina agora.