O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) já representa dois terços dos negócios imobiliários na cidade de São Paulo, uma participação que mostra tanto a força dos subsídios públicos quanto a dificuldade de venda de imóveis para a classe média. Em todo o país, o programa responde por mais da metade dos lançamentos e das vendas de residências novas.

Juros menores ampliaram o público do programa

O avanço do MCMV foi reforçado pela ampliação do teto de preços e das faixas de renda, pela redução dos juros e pela criação da faixa 4. Agora, podem ser financiados imóveis de até R$ 600 mil para famílias com renda mensal de até R$ 13 mil. Com isso, aumentou o número de compradores que se enquadram nas regras.

O principal diferencial está no custo do financiamento. Dentro do programa, as taxas variam de 4,5% a 8,16% ao ano, graças aos subsídios associados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Fora do MCMV, o crédito imobiliário custa aproximadamente de 12% a 14% ao ano. A diferença reduz o valor das parcelas e aumenta a capacidade de financiamento das famílias.

Subsídios locais e zoneamento também impulsionam lançamentos

Estados e prefeituras passaram a complementar o apoio federal. Em São Paulo, os subsídios extras variam de R$ 10 mil a R$ 16 mil e ajudam principalmente no pagamento da entrada, uma das maiores barreiras para quem tenta comprar o primeiro imóvel.

Na capital paulista, mudanças na lei de zoneamento também favoreceram o segmento. A autorização para construir prédios maiores nas proximidades de linhas de ônibus, trem e metrô abriu espaço para empreendimentos econômicos em áreas com acesso ao transporte público.

Classe média perde espaço com financiamento mais caro

O crescimento da participação do MCMV não ocorre apenas porque o programa está avançando. Ele também reflete a retração dos imóveis de médio e médio-alto padrão, avaliados em São Paulo entre R$ 600 mil e R$ 2,25 milhões.

Os juros elevados aumentam as parcelas e reduzem o valor que as famílias conseguem financiar. Com os preços dos imóveis ainda altos, a classe média fica mais pressionada, enquanto consumidores de renda muito elevada mantêm maior capacidade de compra. Para as incorporadoras, muitos projetos desses segmentos deixam de ser viáveis.

Incorporadoras migram para o segmento econômico

A mudança de perfil já levou empresas como Trisul, Eztec, Lavvi, Melnick, Moura Dubeux e Tecnisa a atuar no MCMV. O movimento representa uma tentativa de diversificar receitas e concentrar lançamentos em um público com acesso a condições de crédito mais favoráveis.

A REM, tradicionalmente voltada ao médio e alto padrão na zona oeste de São Paulo, lançará em setembro seu primeiro empreendimento econômico, sob a marca Vér. O projeto terá 513 apartamentos no Alto da Lapa, em parceria com empresas que já atuam no programa.

O que o predomínio do MCMV indica para o mercado

Para o economista-chefe do Secovi, Celso Petrucci, a participação do programa pode chegar a 60% ou 65% das unidades vendidas no mercado nacional se os juros permanecerem em dois dígitos. A projeção considera a combinação entre a demanda reprimida por moradia e a dificuldade de acesso ao crédito convencional.

O programa atende especialmente famílias que vivem em moradias precárias ou comprometem parcela elevada da renda com aluguel. Para quem investe ou acompanha o setor, o dado sinaliza uma mudança estrutural no perfil dos lançamentos: enquanto os juros continuarem pressionando a classe média, o segmento subsidiado tende a concentrar consumidores, projetos e esforços comerciais.

Impacto para a sociedade

A concentração do mercado no Minha Casa, Minha Vida amplia o acesso à moradia para famílias de baixa renda, com juros e subsídios que reduzem o valor da entrada e das parcelas. Ao mesmo tempo, os juros elevados fora do programa dificultam a compra de imóveis pela classe média e podem limitar a oferta de novos empreendimentos para esse público.