O Itaú Unibanco alugou o Complexo Esther Towers, em São Paulo, naquela que é apontada como a maior locação da história do mercado imobiliário brasileiro. A operação reduz a quantidade de espaços corporativos vagos e, na avaliação dos consultores envolvidos, pode marcar o início de um ciclo de escassez de grandes escritórios na capital paulista.

Por que a locação do Esther Towers chama atenção

O tamanho da operação é relevante para o mercado porque um contrato dessa dimensão absorve parte da oferta disponível de uma só vez. Com menos espaços vagos em prédios corporativos de grande porte, empresas que procuram áreas desse tipo podem encontrar menos opções e ter de acelerar negociações, segundo a avaliação dos consultores que participaram da transação.

A intermediação foi dividida entre a CBRE, que atendeu a Eztec, proprietária do empreendimento, e a Binswanger Brazil, que representou o Itaú. O material não detalha a área locada, o prazo do contrato ou os valores envolvidos. Ainda assim, a operação foi destacada como um marco para o setor por seu porte e pelo efeito esperado sobre a disponibilidade de escritórios.

Menos espaços vagos pode alterar as negociações

A taxa de vacância indica a parcela de imóveis disponíveis para ocupação. Quando uma locação de grande porte retira espaços do mercado, essa oferta diminui; se a procura por áreas corporativas se mantiver, locatários podem ter menos alternativas para escolher. Esse mecanismo ajuda a explicar por que uma única operação pode influenciar as conversas entre proprietários e empresas.

A avaliação dos consultores é que a locação do Esther Towers pode inaugurar um período de escassez de prédios corporativos grandes em São Paulo. Isso não significa, por si só, que todos os imóveis estejam ocupados ou que os aluguéis necessariamente subirão. O sinal mais direto é a redução de espaços disponíveis e a possibilidade de as empresas anteciparem decisões para garantir áreas adequadas.

Dividendos, PIS/Pasep e fundos imobiliários também estiveram em destaque

Entre os assuntos acompanhados na semana de 28 de setembro a 2 de outubro estiveram os pagamentos de juros sobre capital próprio (JCP) por companhias da bolsa. Itaú e Bradesco pagaram R$ 0,02 por ação, cada um, com datas de corte em 31 de agosto e 1º de setembro, respectivamente. A data de corte define quais acionistas tinham direito ao recebimento.

Também começou uma nova rodada de pagamentos de valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep. A primeira etapa contempla quem pediu o ressarcimento até 31 de agosto; o valor médio informado fica entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, variando conforme o tempo de trabalho e o salário da época. Já o fundo imobiliário RB Capital Renda I fechou contrato de dez anos com uma nova locatária para um imóvel em Nova Iguaçu (RJ), após a saída das Lojas Pernambucanas. O acordo prevê 60 dias de carência de aluguel, e a mudança deve reduzir a receita do fundo.

O que acompanhar após a operação

O movimento do Itaú também apareceu em meio a discussões sobre ações que poderiam se beneficiar caso Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito em 2026. As recomendações de analistas do JPMorgan e do Citi foram tema de interesse, mas as informações disponíveis não detalham quais papéis foram apontados. Cenários eleitorais podem influenciar expectativas dos investidores, mas não garantem o desempenho futuro das ações.

Para quem acompanha empresas e fundos imobiliários, o próximo ponto é observar como a locação se reflete na disponibilidade de escritórios e nas negociações do setor, sem confundir uma operação excepcional com uma tendência já comprovada. No caso do RB Capital Renda I, a atenção recai sobre o efeito da troca de inquilino na receita. Já os pagamentos de dividendos e o ressarcimento do PIS/Pasep seguem regras próprias de elegibilidade e calendário.